A norma regulamentadora 17 ou NR 17 responsável pelas instruções e orientações em Ergonomia, sem dúvida é o risco que há mais envolvimento nas tarefas do dia a dia. Publicada na Portaria Mtb nº 3214 de 08 de junho de 1978, já passou por 7 (sete) atualizações pelo qual vem trazendo inúmeras melhorias.
Conceitos de ergonomia
De acordo com Livro “Por Dentro do Trabalho – Ergonomia: Método e Técnica”, de Alain Wisner, a Ergonomia é:
“ é o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários para a concepção de ferramentas, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto, segurança e eficácia”.
Tendo isso a prática da ergonomia é uma arte (arte médica e arte física) que utiliza de técnicas e se baseia em conhecimentos científicos.
Onde podemos aplicar os conceitos de ergonomia
Bom, se pensarmos de uma forma total, a ergonomia é aplicada em tudo, em todas as áreas e atividades.
Relacionamos as atividades e serviços de acordo com o grau de complexidade e restrições, tendo que de alguma forma nos permita a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, visto que cada trabalhador executa a mesma atividade como movimentações e limitações diferentes
O que podemos fazer para controlar a ergonomia?
Uma coisa que sempre devemos fazer é avaliar as condições do posto de trabalho para o trabalho que será realizado.
Mas porque fazer isso, se cada trabalhador tem a sua característica e sua limitação?
A Empresa ou organização deve realizar as avaliações preliminares de ergonomia, para identificar quaisquer fatores que possam interferir ou afetar não só o trabalhador mais toda a cadeia produtiva.
Assim tendo isso, desenvolver procedimentos para que o trabalho possa ser executado de forma controlada e segura por qualquer trabalhador que desenvolver determinada atividade.
O que é a Avaliação Ergonômica Preliminar e Análise Ergonômica do Trabalho
Será que existe diferença entre as duas avaliações?, respondendo a essa pergunta, existe e pode-se se dizer que há muita diferença.
Uma Avaliação Ergonômica Preliminar é uma simplificação, tendo o objetivo de fazer uma relação entre posto e atividade, não entrando nos critérios de integração dos dois. Já a Análise Ergonômica do Trabalho é uma avaliação mais profunda da relação das atividades com o posto de trabalho, sendo observado qual o tipo de movimentação empregado para que tal função seja realizada com maior conforto e segurança.
A empresa não necessariamente precisa executar um para depois realizar o outro, ele pode realizar a Análise Ergonômica diretamente.
A ergonomia, não se limita apenas ao controle para eliminar os riscos, mas também para dar o conforto necessário para executar sua atividades, como:
- Iluminação adequado no posto de trabalho;
- ventilação adequada;
- altura de mesas, bancadas e cadeiras adequadas para as atividades;
- conforto acústico em atividades de uso contínuo de fones e telefones;
Como dito inicialmente a Ergonomia tem uma extensão gigantesca para todas as atividades. Quer estar por dentro e saber como a ergonomia realmente é importante para sua empresa e para os seu funcionários, entre em contato conosco que ajudaremos você.